Paulo Laureano Estar vivo é uma condição precária com um péssimo prognóstico...

2019... ano de mudança.

Mantenho uma página pessoal na Internet há vários anos. Desde 2000 e picos… Antes disso escrevia nas BBS (na BAT e na Visus) de que era Sysop nos anos 90. Publiquei centenas de vídeos no YouTube, e deixei pelas redes sociais escritos dispersos ao sabor do momento.

Agora, em Maio de 2019, decidi fazer algumas mudanças na forma como me relaciono com a as pessoas no cyber-espaço. Não tenciono parar de partilhar algumas coisas, mas tenciono alterar formatos e o tipo de mensagens que partilho. Não vou anunciar quais as mudanças, em detalhe, mas será certamente visível a quem me segue nestas andanças…

Acabaram os comentários de estranhos na minha página pessoal. Se alguém quiser falar comigo tem o meu e-mail na página. Quem me conhece pessoalmente tem o meu telefone.

Faço 50 anos este ano… o tempo voa. Com a passagem do tempo vou mudando a forma como encaro a vida, os problemas do dia a dia, o que se passa à minha volta. Não me interpretem mal, eu gosto imenso da minha vida, mas os anos fazem com que se valorizem coisas diferentes, e de forma diferente.

Este fim de semana (estou a escrever isto no domingo à noite) passei os dias a montar um novo servidor. O gozo que me dá administrar sistemas aparentemente não se esgota. Continuo a gostar mais de *BSD que de Linux. Mais agora que nas últimas 3 décadas. Ter documentação decente e estabilidade é de longe mais importante para mim que o acesso às últimas novidades disponíveis no mundo dos sistemas posix. O novo servidor, onde está esta página alojada, passa a ter como domínio o "plaureano.com". O "mrnet.pt" e o "fullit.pt" eram da empresa (Full IT) que durante anos geri. Este servidor é pessoal. Não há nada "profissional" a correr nele. Desde a BAT BBS (anos 90 do século passado) que não administrava uma máquina apenas por prazer, sem ter uma obrigação profissional associada. É um hobby agora, depois de anos a ser uma profissão, administrar sistemas.

Montei o meu servidor de email/web pessoal, para projectos meus e de familiares e amigos, e um sistema de "cloud" tipo Dropbox (para não passar a vida a lidar com as limitações das minhas assinaturas gratuitas da Dropbox e iCloud). O ultimo dos servidores da Full IT "morre" no final do mês, pelo que tinha que tratar disto, deixaria de ter onde alojar o meu e-mail e blog… Happy